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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
10/02/2023 |
Data da última atualização: |
27/03/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
NISHIWAKI, A. A. M.; MOURA, M. S. B. de; GALVÍNCIO, J. D.; OLIVEIRA, C. P. de; SILVA, E. A.; LIMA, J. R. de S.; ANTONINO, A. C. D.; SOUZA, E. S. de; MENEZES, R. S. C.; MONTENEGRO, S. M. G. L.; DOMINGUES, T. F. |
Afiliação: |
ADRIANA APARECIDA MEGUMI NISHIWAKI, Doutoranda da UFPE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; JOSICLÊDA DOMICIANO GALVÍNCIO, UFPE; CINTHIA PEREIRA DE OLIVEIRA, Universidade do Estado do Amapá; EMANUEL ARAÚJO SILVA, UFRPE; JOSÉ ROMUALDO DE SOUSA LIMA, UFAPE; ANTONIO CELSO DANTAS ANTONINO, UFPE; EDUARDO SOARES DE SOUZA, UAST/UFRPE; RÔMULO SIMÕES CEZAR MENEZES, UFPE; SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO, UFPE; TOMAS FERREIRA DOMINGUES, USP/FFCLRP. |
Título: |
Uso do LiDAR na estimativa de atributos florestais: uma revisão. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Brasileira de Geografia Física, v. 16, n. 1, p. 505-527, 2023. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Estudos com o LiDAR (Light Detection and Ranging) têm revelado precisão satisfatória nas medições da estrutura de árvores, o que tem contribuído para a compreensão dos ecossistemas florestais, bem como para o fornecimento de dados necessários para a investigação de propriedades biofísicas da floresta. Frente à importância dessa ferramenta, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão sobre o LiDAR direcionado para aplicações florestais, e especificamente apresentar suas possibilidades e uso na Caatinga. A varredura a laser tem diversas classificações, uma delas baseia-se na plataforma onde o scanner está instalado. Assim, tem-se o laser scanner terrestre, que pode ser usado em uma base fixa ou móvel na superfície terrestre; o laser scanner aéreo, com o uso de aeronaves tripuladas e não-tripuladas; e o laser scanner orbital, localizado em plataformas espaciais. Em escala refinada, a estrutura tridimensional das árvores pode ser detectada pelo LiDAR, e assim se obter importantes informações de traços de espécies vegetais, bem como permitir sua identificação. Ainda, a medição de atributos florestais promovida pelos diferentes tipos de LiDAR tem fornecido dados consistentes de biomassa e carbono florestais, importantes para o desenvolvimento de estudos e monitoramento de estoque de carbono terrestre, o que tem colaborado com as estratégias de redução de efeitos das mudanças climáticas. Na caatinga, o LiDAR tem permitido a contabilização de árvores e a determinação de sua altura e diâmetro da copa, e por conseguinte, a aplicação de equações alométricas para estimativa dos estoques de carbono na vegetação. MenosEstudos com o LiDAR (Light Detection and Ranging) têm revelado precisão satisfatória nas medições da estrutura de árvores, o que tem contribuído para a compreensão dos ecossistemas florestais, bem como para o fornecimento de dados necessários para a investigação de propriedades biofísicas da floresta. Frente à importância dessa ferramenta, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão sobre o LiDAR direcionado para aplicações florestais, e especificamente apresentar suas possibilidades e uso na Caatinga. A varredura a laser tem diversas classificações, uma delas baseia-se na plataforma onde o scanner está instalado. Assim, tem-se o laser scanner terrestre, que pode ser usado em uma base fixa ou móvel na superfície terrestre; o laser scanner aéreo, com o uso de aeronaves tripuladas e não-tripuladas; e o laser scanner orbital, localizado em plataformas espaciais. Em escala refinada, a estrutura tridimensional das árvores pode ser detectada pelo LiDAR, e assim se obter importantes informações de traços de espécies vegetais, bem como permitir sua identificação. Ainda, a medição de atributos florestais promovida pelos diferentes tipos de LiDAR tem fornecido dados consistentes de biomassa e carbono florestais, importantes para o desenvolvimento de estudos e monitoramento de estoque de carbono terrestre, o que tem colaborado com as estratégias de redução de efeitos das mudanças climáticas. Na caatinga, o LiDAR tem permitido a contabilização de árvores e a determinação... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
ALS; Carbono florestais; Estrutura florestal; Laser scanner terrestre; LiDAR orbital; TLS; UAV. |
Thesagro: |
Biomassa; Caatinga; Sensoriamento Remoto; Vegetação. |
Thesaurus Nal: |
Lidar; Remote sensing. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1151658/1/Uso-do-LiDAR-na-Estimativa-de-Atributos-Florestais.2023.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas; Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
26/06/2012 |
Data da última atualização: |
10/07/2014 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
HAMMES, V. S.; RACHWAL, M. F. G. (ed.). |
Afiliação: |
VALERIA SUCENA HAMMES, CNPMA; MARCOS FERNANDO GLUCK RACHWAL, CNPF. |
Título: |
Meio ambiente e a escola. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: Embrapa, 2012. |
Páginas: |
490 p. |
Descrição Física: |
il. |
Série: |
(Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, v. 7). |
ISBN: |
978-85-7035-025-1 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Educação ambiental e cidadania. A gestão no programa de educação ambiental em rede de ensino municipal. Programa de educação ambiental: pequenas ações mudam o mundo. Educação ambiental para viver melhor. Programa de educação ambiental e macroeducação. Educação ambiental e interdisciplinaridade. O desafio do desenvolvimento sustentável. Criando laços com o meio ambiente. A contribuição das parcerias no sucesso de projetos de educação ambiental. Macroeducação e tecnologia de processos. Educação ambiental e gestão dos recursos hídricos em escolas rurais. Água: práticas pedagógicas em sala de aula e a postura investigativa do aluno. Educação alimentar: viver com saúde e com qualidade de vida. Lixo: como solucionar esse problema. A utilização da macroeducação nas escolas. Educação agroambiental e sistema de gestão escolar. Sinergia e encantamento. Programa de meio ambiente na escola: responsabilidades de todos. Educação ambiental unindo a comunidade: cidadania se aprende na infância. Programa projetos: a escola fica diferente. O papel do gestor nos projetos ambientais da escola. Mão na terra: educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Planejamento e gestão participativa. A realidade socioambiental da escola. Orçamento participativo aplicado à transformação paisagística. Centro de educação ambiental: infraestrutura para disseminar o uso racional da água. Horta e atividades para uma alimentação saudável. As atividades na horta escolar. Projeto horta orgânica: desenvolvendo uma proposta de avaliação. Qitanda "Es'cológica": uma estratégia mercadológica educativa e empreendedora. Projetos temáticos. Parada ecológica: a sensibilização e o embrião de um processo. Cuidando do meio ambiente e do patrimônio escolar. Água, fonte de vida: procedimentos pedagógicos de educação infantil. Recursos hídricos no meio rural. Sementes de hoje, cidadãos do amanhã. Monitoramento da qualidade das águas. Projeto pequeninos e perigosos: sucesso da educação ambiental. Horta e voluntariado. Alimentação saudável. Horta orgânica e conscientização ambiental. Coleta seletiva e reciclagem. Atividades didático-pedagógicas. Diagnóstico ambiental rápido e participativo. Imagens de satélites na escola: projeto outros olhares de Campinas. Solo, mata e rio: ver-julgar-agir. Música matança: reflexões sobre a biodiversidade florestal. Educação ambiental por meio de materiais naturais. Matemática aplicada à reciclagem. Rótulos e embalagens. Dengue interdisciplinaridade. Água e óleo: mistura que deu certo. MenosEducação ambiental e cidadania. A gestão no programa de educação ambiental em rede de ensino municipal. Programa de educação ambiental: pequenas ações mudam o mundo. Educação ambiental para viver melhor. Programa de educação ambiental e macroeducação. Educação ambiental e interdisciplinaridade. O desafio do desenvolvimento sustentável. Criando laços com o meio ambiente. A contribuição das parcerias no sucesso de projetos de educação ambiental. Macroeducação e tecnologia de processos. Educação ambiental e gestão dos recursos hídricos em escolas rurais. Água: práticas pedagógicas em sala de aula e a postura investigativa do aluno. Educação alimentar: viver com saúde e com qualidade de vida. Lixo: como solucionar esse problema. A utilização da macroeducação nas escolas. Educação agroambiental e sistema de gestão escolar. Sinergia e encantamento. Programa de meio ambiente na escola: responsabilidades de todos. Educação ambiental unindo a comunidade: cidadania se aprende na infância. Programa projetos: a escola fica diferente. O papel do gestor nos projetos ambientais da escola. Mão na terra: educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Planejamento e gestão participativa. A realidade socioambiental da escola. Orçamento participativo aplicado à transformação paisagística. Centro de educação ambiental: infraestrutura para disseminar o uso racional da água. Horta e atividades para uma alimentação saudável. As atividades na horta escolar. Projeto horta orgân... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cidadania; Coleta seletiva; Diagnóstico ambiental; Educação alimentar; Gestão participativa; Horta escolar; horta orgânica; Macroeducação; Metodologia pedagógica; Projeto de educação ambiental; Projeto horta orgânica; Sinergia; The environmental policy. |
Thesagro: |
Água; Biodiversidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação ambiental; Escola; Impacto ambiental; Meio Ambiente; Política Ambiental; Reciclagem; Recurso Hídrico. |
Thesaurus NAL: |
environment; environmental education; environmental policy; environmental protection; natural resources; recycling; sustainable development; water resources. |
Categoria do assunto: |
-- B Sociologia Rural P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128271/1/EDUCAcaO-AMBIENTAL-vol-7-ed01-2012.pdf
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Marc: |
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